-->

banner topo

Além do Enem

sábado, novembro 05, 2016
Amanhã, mais uma vez, terá início o Enem. Como antiga participante, conheço a agonia e a ansiedade que acompanham a véspera das provas. E imagino que esteja tudo mais intenso, diante dos problemas que o país está enfrentando. Mas esse não é um texto sobre política. Esse é um texto sobre vocês, participantes do Enem.
A preocupação lhes acompanhou o ano inteiro. Houve muita pressão. Ainda há. No entanto, quero que saibam que vocês são mais que isso. O desempenho nas provas não definirá o que são. Notas não são tudo. Provas não avaliam integralmente as habilidades de ninguém.
É importante uma boa nota, assim como é bom entrar na faculdade, mas apenas se for de sua vontade. Lembrem-se que existem coisas mais relevantes, como por exemplo, o psicológico. Todo esse processo é desgastante, então não se culpem, não se diminuam e não se cobrem tanto. Vocês são incrivelmente bons, cada um da sua maneira. Tenham calma e atenção. Vocês podem ficar orgulhosos apenas por tentarem. Por insistirem mesmo quando tantas pessoas duvidam.
Há vida além do Enem. Há muita coisa além disso, não se esqueçam. Por fim, tenham um bom fim de semana e boas provas! 

1 Comentário

  1. Arrasou nesse post. Parabéns! Até hoje eu gostaria de entender pra que diabos serve o enem, porque sinceramente não sei. A única coisa que serve é pra quem sabe uma possível bolsa, um prouni, quem sabe. Mas com a situação em que o país se encontra acha muito difícil. Como diz um certo governante por aí, futuramente só cursará um ensino superior quem tem condiçoes de bancar. É lamentável, mas é a triste realidade. Pessoas ficam apreensivas todo ano com o enem, se martirizam por não terem ido bem, chegam atrasadas, correm e perdem a hora. Enem não decide a vida de ninguém. Eu já fiz muito enem e não mudou nem agregou nada na minha vida.
    bjuxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir

Os comentários publicados não representam a opinião do site ou dos autores e são de total responsabilidade do usuário que os editou e submeteu à publicação.

 
Desenvolvido por Michelly Melo.

Personalizado por Eve Scintilla.