-->

banner topo

[RESENHA] O menino do dedo verde



Sinopse
     Era uma vez Tistu...Um menino diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. Até o final surpreendente e singelo.

      "O Menino do Dedo Verde", de Maurice Druon, tornou-se um clássico da literatura para crianças e jovens em todo o mundo e permanece atual há três décadas, sendo adotado em escolas do Ensino Fundamental todos os anos. Esta fábula trata de questões relacionadas com os conceitos de convívio social, ética e cidadania; e foi pioneira ao abordar o tema ecologia.


     É claro que o livro tem mais de 40 anos, mas eu li essa edição mais recente. Me surpreendi mais uma vez lendo um clássico que tem uma leitura tão leve e infantil.
Tistu estudara em casa até completar 8 anos e um dia herdaria a fábrica de pólvoras do pai em Mirapólvora.

     Quando Tistu começa a frequentar a escola queria muito aprender, mas batia uma coceirinha no olho esquerdo fazia com que ele caísse no sono durante a aula. Papai então decide implantar um novo sistema de educação após Tistu ser expulso da escola.

“Ele aprenderá as coisas que deve saber,  olhando-as com os próprios olhos.”

     Ao começar a trabalhar com o jardineiro Sr. Bigode, Tistu descobre ter o dedo Verde. Ele é capaz de fazer flores florescerem rapidamente. A partir de então leva alegria à favela, prisão, ao hospital e outros lugares tristes através de seu incrível poder transformando a vida de pessoas infelizes. Com o Sr. Trovão ele conhece a miséria e a doença e não gosta nada do que vê.

     Uma lição de bondade e amor com um tom de inocência e a difícil tarefa de lidar com a morte. A cada início de capítulo tem uma ilustração e Tistu passa uma sabedoria que deixa a desejar em muitos adultos. Uma leitura rápida, geralmente comparada ao “Pequeno príncipe” pelas lições que são passadas. Um livro para ser lido em poucas horas e recomendado para todas as idades.

INFORMAÇÕES DO LIVRO
Título: O menino do dedo verde
Autor: Maurice Druon
Ano de publicação: 1991
Páginas:149
Editora: José Olympio
No idioma: Português
Gênero: Infantojuvenil
ISBN: 9788503001373
Minha Avaliação: 4/5
Data da Resenha: 16/05/2017

Crítico: Vanessa Januth

1 Comentário

  1. Ta aí um livro que eu cresci ouvindo falar sobre, desde a minha mãe até amigas minhas que não gostam de ler.....agora vou ter que ler

    ResponderExcluir

Os comentários publicados não representam a opinião do site ou dos autores e são de total responsabilidade do usuário que os editou e submeteu à publicação.

 
Desenvolvido por Michelly Melo.

Personalizado por Eve Scintilla.