-->

banner topo

[RESENHA] Romance com o duque

segunda-feira, julho 17, 2017 1 Comentário
      “Romance com o duque” é um romance de época ambientado na Inglaterra. Isolde Ophelia Goodnight (Izzy) é a nossa bela: “órfã de mãe, ainda nova, e agora também de pai. Sem dinheiro. Sem amigos. Mas nunca sem esperança. Não ainda. Não muito...”. E Ransom William Dacre Vane, Duque de Rothbury é a nossa fera: “Izzy reparou nos lábios largos, finos e sensuais. Um maxilar anguloso, escurecido pela barba por fazer. O cabelo comprido que roçava o colarinho [...] As feições dele, aristocráticas e esculpidas, ajudavam a sustentar a afirmação de que ele era um Duque. Mas outras característica de seu rosto contava um história diferente. Uma cicatriz dramática e irregular, cortava da testa à têmpora, terminando no alto da maça do rosto”.
Com a morte de seu padrinho, Conde de Lynforth, Izzy recebe uma inesperada herança que poderia ser sua salvação. Partindo para recebê-la com nada mais que alguns xelins em sua valise, a jovem chega ao Castelo Gostley, onde deveria encontrar Lorde Archer, de quem ouviria o testamento que lhe destinaria algum apoio financeiro. Chegando lá, Izzy depara-se com algumas surpresas: Em primeiro lugar, a primeira pessoa que encontra no local trata-se do Duque de Rothbury, que se declara dono da propriedade; Em segundo lugar, sua herança de fato é o próprio castelo, que estava completamente abandonado; Em terceiro lugar: sem qualquer outro lugar onde se abrigar, Izzy teria que usar muita energia para usufruir de sua herança, pois o Duque não abriria mão de seu (?) castelo.
Um pouco decepcionada, um pouco agitada com a presença do duque, a jovem donzela aceita seu destino e decide lutar pelo que é seu. A estória se desenvolve em torno da relação entre Izzy e Ranson, sem deixar de contar um pouco de seus passados. O Castelo a ela destinado foi o presente perfeito para a queridinha da Inglaterra. Izzy era orfã de Henry Goodnight, um autor de contos de fadas muito bem sucedido. Os Contos Goodnight era um dos livros mais lidos de sua época, o que lhe conferia alguns privilégios sociais, mas quase nenhum financeiro.
 O duque desaparecera da sociedade há 7 meses, vivendo sua amargura recluso no Castelo Gostley.Totalmente despreparado para reencontrar qualquer pessoa além de seus criados particulares, o livro narra de forma apaixonante o encontro típico de um conto da Disney.
Sem fugir muito da regra geral dos romances de época Tessa Dare surpreende na construção dos personagens. O Duque possui uma característica muito marcante e que me tocou muitíssimo. Na minha opinião esse detalhe (não exatamente pequeno) tornou o texto muito mais bonito, trabalhando um sentimento acima do amor: a confiança. Nunca havia me deparado com essa característica em nenhum outro romance de época e adorei. Não consegui desassocia-la de Rothbury e não senti em nenhum momento necessidade de imaginá-lo de forma diferente.
A presença de outra estória dentro da estória também é absolutamente apaixonante, especialmente após uma revelação surpreendente na segunda metade do livro. Os Contos Goodnight não ficaram “jogados” dentro do livro. Eu gostei de imaginar também aquela estória, até porque com a quantidade de cartas de fãs que continuavam chegando mesmo após o falecimento de Sir Henry e com a intensidade dos admiradores dos livros que faziam até cosplay eu imaginei os Contos Goodnight como um fenômeno nível Harry Potter!! Gostei muito mesmo de como a autora aproveitou isso.
Como ponto negativo, eu acho que romances de época sempre são um tanto quanto previsíveis (aguardo ansiosamente por um livro estilo Sparks de época!), mas nesse livro em especial, achei que faltou construir mais o amor entre os protagonistas. Acho que o interesse entre eles foi muito repentino o que tornou tudo um pouco artificial. Considerei o tamanho do livro perfeito, por isso, não acho que faltaram páginas para melhorar essa parte, foi mesmo uma questão de escolher o momento para encaixar o romance na narrativo, que, para mim, foi muito cedo.
Fisicamente o livro é lindo. A capa é perfeita e adorei o detalhe sutil da entrada dos capítulos. De uma forma geral gostei da capacidade descritiva da autora e da atenção que ela deu a todos os personagens, que são poucos, mas marcantes. Recomendo muito a leitura. Dei 4 estrelas no Skoob.



INFORMAÇÕES DO LIVRO
-Título: Romance com o duque
-Autor: Tessa Dare
-Ano de publicação: 2016
-Páginas: 384
-Editora: Gutenberg
-No idioma: Português
-Gênero: Romance de época
-ISBN: 9788501403940
-Avaliação média: 4,3
-Minha Avaliação: 4,0/5,0
-Data da Resenha: 05/04/2017
-Crítico:Fernanda Oliveira



 
Desenvolvido por Michelly Melo.

Personalizado por Eve Scintilla.