-->

banner topo

[RESENHA] Sorrisos Quebrados

segunda-feira, outubro 23, 2017 1 Comentário
              “Sorrisos quebrados” é um livro lindo acima de tudo. Eu sou uma apaixonada por livros dramáticos, por personagens com histórias fortes e por temas reflexivos como pano de fundo. Esse livro tem tudo isso, mas consegue ainda fazer algo incrível: adicionar pinceladas de romance, esperança e muito amor em cada página.
                Geralmente eu começo minhas resenhas fazendo uma pequena sinopse, mas dessa vez ficou um pouco difícil. O livro da escritora portuguesa Sofia Silva é absolutamente "sentir" e, por isso é muito difícil descrever, mas vamos lá. A narrativa é feita por dois personagens: Paola, uma pintora esmagada por seu ex marido e André, um quase arquiteto que viu sua vida desmoronar como um projeto mal planejado. Essa mudança de perspectiva na narrativa dá um toque todo especial a leitura pois ambos os personagens me encantaram. Eu queria abraçar os dois, queria conhece-los. Queria senti-los  e queria conhecer seus passados. A variação de ponto de vista nos dá a oportunidade de respirar fundo e conhecer os medos e traumas de cada um dos dois e, juntos entender o passado da pequena Sol.
                Sol é uma criança de 4 anos, que recebe tratamento na mesma clínica que Paola e é a grande protagonista de toda essa estória. Não tem como não se emocionar e sentir o sofrimento representado pelo passado de Paola, André e Sol, mas ao mesmo tempo que a autora choca com temas muito fortes como relacionamentos abusivos, homofobia e dependência de drogas ela nos enche de esperança ao trazer esse pequeno raio de sol para a trama e um amor crescente manifestado de diversas formas.
                Tem tanto que eu ainda gostaria de falar sobre esse livro, mas não quero tirar de vocês todas as emoções que eu senti a cada página. Respirem fundo após o prólogo. Sofia Silva começou com o pé na porta, mas o sofrimento de Paola parece diminuir com a nossa leitura. Ao concluir o livro senti como se eu estivesse colaborando para curar as feridas de cada personagem, então vou terminando por aqui e deixando a única resposta que tenho para quem me pergunta se gostei do livro: Leiam!


                Um livro romântico e dramático na mesma medida, um texto muito bem escrito, uma capa absolutamente linda que me ganhou de cara, um acabamento impecável com detalhes no cabeçalho de todas as páginas e ilustrações de entrada em cada capítulo. “Sorrisos quebrados” mexeu comigo, me coloriu. “Vamos saltar juntos?” 5 estrelas sem pensar duas vezes.

*Livro recebido de parceira com a Editora Valentina.

Título: Sorrisos quebrados 
Autora: Sofia Silva
Ano de publicação: 2017
Páginas: 232
Editora: Velentina
No idioma: Português
Gênero: Romance/Ficção portuguesa
ISBN: 9788558890458
Avaliação média: 4.6/5 (855 votos)

Minha Avaliação: 5/5
Data da Resenha: 23/10//2017
Resenhado por: Fernanda Oliveira
 
Desenvolvido por Michelly Melo.

Personalizado por Eve Scintilla.