-->

banner topo

[RESENHA] O Vilarejo

    Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.    As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.
O livro é composto por sete contos que tem como protagonistas sete demônios conhecidos como os Sete Reis do Inferno, no prefácio é explicado que o demonologista Peter Binsfeld definiu cada demônio a um pecado capital: Asmodeus=luxúria, Belzebu=gula, Mammon=ganância, Belphegor=preguiça, Satan=ira, Leviathan=inveja e Lucifer=soberba.
A cada capítulo temos um demônio como título e vemos como ele influenciou as atitudes dos moradores desse vilarejo que está assolado pelo frio intenso e pela guerra, seus moradores estão todos morrendl de fome e de frio e cada um vai tentar se manter vivo ds alguma forma.

O capítulo que mais gostei foi o primeiro, "Belzebu" não esperava o final do conto, me surpreendeu e de certa forma ele é o gancho pro último conto.
Os contos podem ser lidos fora de ordem, mas preferi ler na ordem para ter uma experiência completa, pois um personagem principal de um pode aparecer como coadjuvante em outro.

O livro é bem pesado, contém temas difíceis como pedofilia, canibalismo, entre outros. Contém algumas cenas gore, mas nada é jogado gratuitamente, tudo se encaixa no final.


Esse é o primeiro livro que leio do autor e me conquistou na primeira página, gosto muito desse gênero e o Raphael conseguiu construir um universo em um livro pequeno, contém apenas 109 páginas, onde a leitura é rápida, mas sem deixar de ser bem desenvolvida, tive um misto de sentimentos durante a leitura, teve momentos que fiquei horrorizada, outras surpresa e as vezes com raiva de alguma atitude de um personagem e até pena. A leitura fluiu muito bem, ainda mais que contém ilustrações lindas que ajudam a contar a história.

A edição foi muito bem feita, a editora teve cuidado com pequenos detalhes como manchas de sangue nas páginas, as ilustrações tem as cores bem vivas, gostei muito do tamanho da fonte e não encontrei nenhum erro ortográfico, e claro a capa é linda.


INFORMAÇÕES DO LIVRO
Título:  O Vilarejo
Autor: Raphael Montes
Ano de publicação: 2015
Páginas: 109
Editora: Suma de Letras
No idioma: Português
Gênero: Terror
ISBN: 9788581053042
Minha Avaliação: 5/5
Data da Resenha: 31/01/2018
Crítico: Natália Cunha

*Essa resenha faz parte do Clube de Temas do mês de Janeiro com o Gênero Terror, confiram algumas resenhas do clube já publicadas:

A Estrada da Noite - Joe Hill - Blog Alfarrábios Literários
Belas Adormecidas - Stephen King - Blog A menina que comprava livros
O Vilarejo - Raphael Montes - Blog Respire Literatura
O Legado de Sangue - Vários autores - Blog Faces de uma capa
Meia Noite - Daniel Henrique - Blog Garotas devorando livros
Lovecraft: O Cão de Caça - Gou Tanabe - Blog Manuscrito Literário
Caixa de Pássaros - Josh Malerman - Blog Tell Me a Book
O Culto - D.A Potens - Blog Alfas Literárias
Horror na Colina Darrington - M.V Barcelos - Blog The Best Word BR
Sementes no Gelo - André Vianco - Sou Aficcionado
Amityville - Jay Anson - Every Little Book
O IluminadoStephen King - Desconexão Leitura 
H.P Lovecraft: Contos vol 1 - Estante Diagonal

Nenhum comentário

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do site ou dos autores e são de total responsabilidade do usuário que os editou e submeteu à publicação.

 
Desenvolvido por Michelly Melo.

Personalizado por Eve Scintilla.