-->

banner topo

[RESENHA] O amor nos tempos do ouro

Nenhum comentário


"Não sou bom com as palavras nem costumo temer o desconhecido, embora estejas aqui, debruçado sobre esta folha, com a pena entre os dedos e o coração aos pulos."
Cécile é uma francesa muito decidida e apaixonada por sua família. Seu pai, um francês à frente de seu tempo é seu maior exemplo e sua mãe, uma portuguesa forte e inteligente, é uma grande inspiração. Não mais que de repente, Cécile se encontra sem seus pais e também sem ambos os irmãos. A única família que lhe resta é o tio Euzébio, que mora do outro lado do Atlântico, na colônia portuguesa chamada de Brasil.
Fernão não passa de um aventureiro. Em seus 26 anos de vida conseguiu acumular algum dinheiro e ser proprietário de uma Quinta no interior da colônia. Fazendo alguns trabalhos, muitos de natureza duvidosa, Fernão é bem quisto em todas as esferas sociais, sendo necessário aos poderosos e generoso para com os pobres e escravos, mas acima de tudo, Fernão entende que não é dono de ninguém.
Ambientado no Brasil colonial do século XVI quando a exploração do ouro era a grande máquina econômica “O amor nos tempos do ouro” é um lindo romance de época, que mostra como estórias tão distintas como a de Cécile e Fernão podem se cruzar, se entrelaçar e se tornarem uma.
Eu simplesmente amei esse livro de todas as formas que se pode amar um livro. Romance de época não é o meu gênero favorito, mas que leio com muita frequência por sua característica de ser uma leitura mais leve, romântica e fluida. Eu sempre coloco um romance de época depois de uma leitura muito pesada, com carga dramática muito forte. Justamente porque grande parte dos livros do gênero terem a mesma característica de um casal improvável, a construção dos personagens e a pesquisa histórica é o que faz toda a diferença na minha opinião. E foi a ambientação desse livro que me conquistou de cara, principalmente porque a autora deixou claro todo o cuidado e respeito que teve a nossa História.
Esse foi o primeiro título que li da autora Marina Carvalho e definitivamente não foi o último, até porque “O amor nos tempos do ouro” foi tão bem pensado e os personagens são tão intensos e encaixados na história que Malikah, uma escrava da fazenda de Euclides de Andrade, então noivo ao qual Cécile fora prometida pelo tio, ganhou um livro próprio (A história de Malikah), que se tornou o livro 2 dessa série. Aliás esse tema tão dolorido e vergonhoso da nossa história também foi muito bem relatado. A escravidão nunca deixará de ser horrível e desumana, mas a voz que alguns personagens ganharam foi interessante.
Eu amei muito todas as referências históricas, o cuidado com tudo. Adorei saber que a Rua do Ouvidor (RJ) já se chamou Rua Padre Homem da Costa, adorei ler um pouquinho sobre a história de Anhanguera, o homem que podia pôr fogo na água, adorei as histórias dos bandeirantes que Fernão contava e, obviamente, amei os personagens. Cécile é uma protagonista apaixonante, uma mulher de personalidade e Fernão... Ah Fernão! Eu vou deixar vocês me contarem o que acharam do Fernão.
Outra característica que me chamou muita atenção foram as pouquíssimas cenas de sexo, algo recorrente nos romances de época. A forma como o amor entre os personagens foi passada foi algo mais emocional e tocante e não tão físico e caloroso, apesar de essas características também estarem presentes ainda que subentendidas. Isso me chamou muito a atenção. Outro ponto que gostaria de destacar é a escrita impecável da autora. Um livro que quase que “se lê sozinho”. É tudo muito fluido, fácil de interpretar, mas ao mesmo tempo rico.


Eu dei 5 estrelas no Skoob porque não acho que esse livro ficou devendo para nenhum dos melhores que já li no mesmo gênero, na verdade ele faz parte do top 5. Fisicamente o livro é muito bonito, adorei a capa e o cuidado das entradas dos capítulos, que contém um pequeno trecho de alguma poesia de Fernando Pessoa, Gonçalves Dia, Castro Alves, entre outros. Leiam!

Título: O amor nos tempos do ouro
Autora:  Marina Carvalho
Ano de publicação: 2016
Páginas: 328
Editora: Globo Alt
No idioma: Português
Gênero:Romance histórico brasileiro
ISBN: 9788525062055
Data da resenha: 03/12/2017
             Minha avaliação: 5/5
             Avaliação Skoob: 4.5/5 (687 votos)
Resenhado por: Fernanda Oliveira
 
Desenvolvido por Michelly Melo.

Personalizado por Eve Scintilla.