-->

banner topo

Saiba a diferença entre os gêneros Young Adult, New Adult, Chick Lit e Sick-lit

domingo, agosto 14, 2016
A cada momento surgem subgêneros e classificações novas no mercado literário, e isso nos deixam bem perdidos e nesse post você irá saber a diferença entre os gêneros Young Adult, New Adult, Chick Lit e Sick-lit.

Young Adult (Jovem Adulto-YA)
Como por exemplo: Saga Crepúsculo, Série O diário da princesa e Lola e o garoto da casa ao lado.



New Adult (Novo Adulto-NA)

Literatura voltada para pessoas de 18 a 25 anos, que conta com personagens iniciando sua vida adulta e aborda temas mais maduros como primeiro emprego, faculdade, amadurecimento pessoal, sexo, etc.
Temos nesse subgrupo os livros da série Belo Desastre, Sr.Daniels, Meu Romeu, After, As batidas perdidas do coração e muito mais.


Chick Lit

Chick lit é um gênero ficção dentro da ficção feminina, que aborda as questões das mulheres modernas. Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa". Apesar de algumas vezes que inclui elementos românticos, o chick lit geralmente não é considerada uma subcategoria direta do gênero romance, porque nos livros desses gêneros a relação da heroína com sua família ou amigos pode ser tão importante quanto a seus relacionamentos românticos.
Melancia, O diário de Bridget Jones, Tamanho 42 não é gorda e Becky Bloom fazem parte dessa categoria.


Sick-lit
Esse é um gênero novo no mercado, caracterizado por narrativas tristes, melancólicas, algumas até bem depressivas. Aborda temas como bullying, depressão, suicídio, homicídio, doenças graves (como câncer), distúrbios alimentares, etc.
Nesse rol temos como exemplos Antes de dormir, A culpa das estrelas, Como dizer adeus em robô e Extraordinário.

Então, quais gêneros você mais gosta? Na verdade já li um pouco de tudo e me considero uma leitora bem eclética, leio quase todos os estilos e gêneros.

19 comentários

  1. Olá Natália,
    Adorei sua postagem. Eu nunca tive muita dúvida em relação ao gênero, mas conheço pessoas que tenho. Adoro um YA, NA e Sick-lit. Infelizmente ainda não li muitos chick-lits para formar opinião. Tenho certeza que sua postagem ajudará muitas pessoas.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  2. Eu achava que Young Adult e New Adult eram a mesma coisa, não sabia que tinha diferença entre eles. Nem conhecia Chick Lit e Sick-lit, mas já li os livros desses gêneros

    ResponderExcluir
  3. Amo os quatro gêneros, em especial New Adult ♥ E meu livro favorito de NA é Belo Desastre, não tem como não amar! Também adoro Chick-lit, porque normalmente as personagens são engraçadas e atrapalhadas, adoro histórias assim hahaha Quero muito ler Melancia!
    Adorei seu blog!

    Beijos!
    Meu Conto de Fada

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia esses termos! Adorei o post hehe

    Beijos,
    Foca no Glitter

    ResponderExcluir
  5. Oie, adorei as informações e tem surgido várias divisões novas mesmo. Já li de todos os gêneros e o que mais achei bacana descobrir foi o shicklit que para mim era a mesma coisa de chicklit.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post, eu não sabia precisamente o que era cada um, me considero eclética também, gosto de ler de tudo um pouco e sempre busco por gêneros novos ahhahaha

    Beijos,
    pinguimtagarela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Natália!

    Amei sua matéria e achei ela muito importante mesmo. Muitas pessoas não conhecem ou não entendem a diferença entre os gêneros citados ou até mesmo, como você disse, são tantos que surgem que nem dá tempo de aprender. hahaha
    Eu confesso que adoro todos os estilos que você citou, mas ultimamente tenho lido muito sick-lit, adoro sair destruída das leituras. hahaha

    Parabéns pela matéria.
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  8. Adoro esses gêneros, arrisco dizer que são meus preferidos, haha
    apesar que achava que young adult englobava o new adult, enfim. Beijo!

    Com Amor, Isa

    ResponderExcluir
  9. Olá amore!
    Amei o post e as explicações foram muito claras!
    Parabéns pelo post.
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Eu já sabia a diferença entre os gêneros, mas porque eu já tinha lido uma coluna que também explicava a mesma coisa, gosto mais do gênero Jovem Adulto,por trazer temas mais adoelcentes e eu AMO livros assim. Também gosto de gêneros ChikLit acho muito bom e sempre me rendem altas risadas rsrs. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá ♥
    Achei muito bacana sua postagem é de extrema importância para algumas pessoas que ainda estão meio perdidas em relação aos gêneros literários, por que de certa forma alguns até parece e no meio da leitura pode até se confundir achando que está lendo um gênero e na verdade e outro ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi oi,
    Eu adorei o seu post, serviu muito para leitores que começaram recentemente no ramo da leitura e não sabiam do que as editoras falavam quando citava um livro New Adult ou Slick-lit.

    P.S. Já disse que amei o seu post? Então...ADOREI ❤

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  13. Oi.

    Achei seu post muito instrutivo. Tem muita gente que não consegue entender mesmo a diferença entre os gêneros. Dos três, prefiro mais o Young adult, se bem que tenho lido pouco. O New Adult leio mais, mas tenho odiado os livros lidos hahahahhaha

    parabéns pelo post!

    beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem?
    Eu confesso que quando comecei a vida de leitora, eu fiquei completamente perdida com tantos gêneros, mas agora eu já sei os distinguir certinho rsrs. Eu sou suspeita para falar, mas eu amo todos esses quatro que você citou, especialmente o New Adult S2

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Interessante o post, eu confundo YA com NA, e adoro ambos!
    Chick-lit são meus favoritos, me divirto demais com eles, só não conhecia Sick-lit, mas agora estou por dentro rsrs..

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  16. Oi, também já li te tudo um muito rs. Mas o meu favorito atualmente é sick-lit. Acho que são livros inspiradores e que nos fazem ver as coisas simples da vida de forma diferente, além de serem emocionantes.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi, também já li te tudo um muito rs. Mas o meu favorito atualmente é sick-lit. Acho que são livros inspiradores e que nos fazem ver as coisas simples da vida de forma diferente, além de serem emocionantes.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Não curto muito chick lit por achar a leitura um tanto leve. E não curto sick lit por achar muito dramática. Mesmo assim, vira e mexe me encanto e me apaixono por algum livro dos dois estilos. Acho que essa é a beleza de arriscar várias leituras.
    Adoro YA, principalmente os sobrenaturais. Agora, amo mesmo os New Adults. Acho que eles conseguem equilibrar bem o que eu mais gosto nas leituras.
    Adorei o post. Acho legal informar as diferenças. Se bem que tem alguns autores que misturam tanto que na hora de classificar pode ser mais de um estilo hehehehe
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Um super obrigada pela definição dos termos, confesso que não sabia e estava para pesquisar. rs
    Não costumo ler histórias desses gêneros, mas gostei de saber as definições. Obrigada! Bjos

    ResponderExcluir

Os comentários publicados não representam a opinião do site ou dos autores e são de total responsabilidade do usuário que os editou e submeteu à publicação.

 
Desenvolvido por Michelly Melo.

Personalizado por Eve Scintilla.