-->

banner topo

Nanowrimo + Livros que amamos

quinta-feira, novembro 03, 2016


Para quem, como eu, ama literatura e conhece sites como Wattpad, Widbook, entre outros, deve estar ligado no NaNoWriMo ou pelo menos na sua existência, certo? NaNoWriMo é um desafio que consiste em escrever um livro de 50.000 palavras no período de um mês. É um desafio para aquela galera que procrastina na hora de produzir (aka Eu). Não importa se você é um Pantser ou Planner, é em novembro que sua capacidade de escrever é desafiada.

Os Pantsers são os improvisadores, aqueles que escrevem ser ter um rascunho, um planejamento do decorrer da história.
Planners são aqueles que tem algum planejamento da sua história, seja um outline, ou descrições dos personagens, são o tipo de pessoas que sabem como querem o início, meio e fim, só precisam escrevê-los
Em novembro essa turma se reúne e escreve sem parar para bater a meta. E como é feita a contagem? Bem, dentro do site é possivel colocar o texto da história para fazer a contagem, mas eles não salvam sua história, ou seja, ele serve apenas para marcar seu andamento.

E para iniciar uma série aqui no DM, queria indicar um livro, na verdade pretendemos divulgar vários pelos próximos dias. Aquele que eu amo e quero indicar é "A profecia Celestina - Uma aventura da nova era", mesmo sendo literatura, ele é aquele livro que te bota para pensar. Descobri ele por conta de um professor, sabe aqueles caras cuca fresca que tira o melhor de tudo? Então, ele certa vez indicou esse livro para um grupo de colegas, até que um dia o encontrei para comprar e descobri que é um livro ótimo. Vou deixar um trechinho para levantar alguma reflexão em vocês:

 O primeiro passo no processo de esclarecimento para cada um de nós é trazer o nosso drama de controle pessoal à plena consciência. Nada pode prosseguir enquanto não olharmos de fato para nós mesmos e descobrirmos o que estamos fazendo para manipular em busca de energia. Foi isso que acabou de acontecer com você. 
— Qual o passo seguinte? — perguntei. — Cada um de nós tem de voltar ao próprio passado, ao centro da vida familiar inicial, e observar como se formou esse hábito. Ver a gestação disso mantém consciente nossa maneira de controlar. Lembre-se, a maior parte dos membros de nossa família tinha um drama próprio, tentando extrair energia de nós quando crianças. Por isso é que tivemos de criar uma forma de drama de controle, para começar. Tivemos de criar uma estratégia para recuperar a energia. É sempre na relação com os membros da família que criamos nossos dramas particulares. Contudo, assim que reconhecemos as dinâmicas de energia familiares, podemos nos distanciar dessas estratégias de controle e ver o que realmente está acontecendo. 
— Que quer dizer com realmente acontecendo? 
— Cada pessoa tem de reinterpretar a experiência familiar de um ponto de vista evolutivo, espiritual, e descobrir quem é ela própria na realidade. Assim que fazemos isso, nosso drama de controle desaparece e nossas vidas reais decolam. 
— Como começo então? 
— Primeiro entendendo como se formou seu drama. Me fale de seu pai.

E são em momentos assim, que a gente começa a pegar situações de sua jornada e utilizá-las na nossa vida. É um livro que nos leva a um auto conhecimento de modo claro, sem dificuldade no aprendizado.

Quer participar do NaNoWrimo? Não perde tempo e acesse o site!
Caso queira comprar o livro: Shoptime, Submarino ou Americanas.


10 comentários

  1. Oi!
    Vi vários amigos e conhecidos meus participando desse projeto mas não sabia muito bem como ele funcionava e achei a ideia muito legal, principalmente pra quem precisa de um incentivo pra tirar as palavras da cabeça e começar um projeto. Não conhecia o livro que você indicou mas adorei a dica, principalmente por ser um livro que nos faz pensar.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se puder leia o livro, ele te coloca para refletir sobre muitas coisas de maneira espontânea, diferente de livros de auto ajuda ele não dita regras apenas te dá opções durante a leitura da história.

      Excluir
  2. Olá!
    Conheci o NaNoWriMo semana passada, quando vi várias pessoas participando. Achei bastante interessante e, de certo modo, um baita incentivo. Quem sabe no próximo ano eu me anime a participar.
    Já ouvi falar de A profecia celestina e tenho muita curiosidade de ler a obra, parece ótima.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Eu ainda não conhecia essa plataforma, mas achei muito bacana. Tentei criar uma meta de escrever um capítulo do meu livro por dia, mas me perdi no 20º dia...hehe' não escrevo desde então ~decepcionada. Vou dar uma olhada no NaNoWriMo para ver se dá certo...hehe'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O legal do Nano é que assim que você vê a tabela do seu desempenho dá animo para sempre continuar e ver a tabela ir se completando.

      Excluir
  4. Oie! So vejo as pessoas falando desse tal de nanowrimo mas nao sabia o que djaberaisso kkkkkk perfeita sua explicação. Ainda bem que eu nao escrevo nada alem de resenhas porque olha, ctz que essa meta eu nao iria cumprir, sou a rainha da procrastinação kkkkkkkkkk bjs bjs Dana - Feed your head

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Não sou muito de ler o Wattpad, mesmo sabendo que tem muita coisa incrível, mas apoio.
    Não conhecia esse não.
    Mas super curti a proposta.

    ResponderExcluir
  6. Eu já conhecia o nanowrimo, acho muito interessante para os escritores e uma ótima forma de dar aquele gás, né? Pena que eu não escrevo nada, nem lista de supermercado (mentira haha), senão participaria.
    Nunca li nada no wattpad, mas tenho curiosidade de conhecer essa plataforma.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Helloo, tudo numa nice?!
    Eu só descobri do Nano esse e já estou participando. Definitivamente sou planner.
    Decidi preparar uma estória para escrever justamente para o projeto porque todas as outras que estavam lá parada no computador não estava engatando e eu sabia que se me forçasse a colocá-las em dia não conseguiria e decidi escrever uma nova que estava na minha cabeça. Era um conto, mas se tornou uma estória. Gosto de planejar apesar de às vezes me deixar ir onde a estória quer. Enfim, não conhecia esse livro também.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Esse projeto é ótimo pra quem quer escrever um livro mas precisa de um empurrãozinho pra pegar no tranco rsrs.
    Não serviria pra mim, porque não conseguiria com essa pressão toda de tempo determinado jahahha.
    Mas é uma boa ideia vocês trazerem essas indicações, assim sempre conhecemos trabalhos novos.
    Beijo

    ResponderExcluir

Os comentários publicados não representam a opinião do site ou dos autores e são de total responsabilidade do usuário que os editou e submeteu à publicação.

 
Desenvolvido por Michelly Melo.

Personalizado por Eve Scintilla.