-->

banner topo

[RESENHA] Sorrisos Quebrados

segunda-feira, outubro 23, 2017
              “Sorrisos quebrados” é um livro lindo acima de tudo. Eu sou uma apaixonada por livros dramáticos, por personagens com histórias fortes e por temas reflexivos como pano de fundo. Esse livro tem tudo isso, mas consegue ainda fazer algo incrível: adicionar pinceladas de romance, esperança e muito amor em cada página.
                Geralmente eu começo minhas resenhas fazendo uma pequena sinopse, mas dessa vez ficou um pouco difícil. O livro da escritora portuguesa Sofia Silva é absolutamente "sentir" e, por isso é muito difícil descrever, mas vamos lá. A narrativa é feita por dois personagens: Paola, uma pintora esmagada por seu ex marido e André, um quase arquiteto que viu sua vida desmoronar como um projeto mal planejado. Essa mudança de perspectiva na narrativa dá um toque todo especial a leitura pois ambos os personagens me encantaram. Eu queria abraçar os dois, queria conhece-los. Queria senti-los  e queria conhecer seus passados. A variação de ponto de vista nos dá a oportunidade de respirar fundo e conhecer os medos e traumas de cada um dos dois e, juntos entender o passado da pequena Sol.
                Sol é uma criança de 4 anos, que recebe tratamento na mesma clínica que Paola e é a grande protagonista de toda essa estória. Não tem como não se emocionar e sentir o sofrimento representado pelo passado de Paola, André e Sol, mas ao mesmo tempo que a autora choca com temas muito fortes como relacionamentos abusivos, homofobia e dependência de drogas ela nos enche de esperança ao trazer esse pequeno raio de sol para a trama e um amor crescente manifestado de diversas formas.
                Tem tanto que eu ainda gostaria de falar sobre esse livro, mas não quero tirar de vocês todas as emoções que eu senti a cada página. Respirem fundo após o prólogo. Sofia Silva começou com o pé na porta, mas o sofrimento de Paola parece diminuir com a nossa leitura. Ao concluir o livro senti como se eu estivesse colaborando para curar as feridas de cada personagem, então vou terminando por aqui e deixando a única resposta que tenho para quem me pergunta se gostei do livro: Leiam!


                Um livro romântico e dramático na mesma medida, um texto muito bem escrito, uma capa absolutamente linda que me ganhou de cara, um acabamento impecável com detalhes no cabeçalho de todas as páginas e ilustrações de entrada em cada capítulo. “Sorrisos quebrados” mexeu comigo, me coloriu. “Vamos saltar juntos?” 5 estrelas sem pensar duas vezes.

*Livro recebido de parceira com a Editora Valentina.

Título: Sorrisos quebrados 
Autora: Sofia Silva
Ano de publicação: 2017
Páginas: 232
Editora: Velentina
No idioma: Português
Gênero: Romance/Ficção portuguesa
ISBN: 9788558890458
Avaliação média: 4.6/5 (855 votos)

Minha Avaliação: 5/5
Data da Resenha: 23/10//2017
Resenhado por: Fernanda Oliveira

19 comentários

  1. Esse livro foi uma das mais belas coisas que li este ano! Sem mais comentários.

    Rita Flôres

    http://paragostardeler1.blogspot.com.br
    http://paragostardelerbrasil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii!
    Primeiro que eu amei a capa! Achei linda demais! <3
    Agora, adorei o que você contou da história, me lembrou muitos os livros da Kristin Hannah (não sei se conhece) e amo livros assim! Com toda certeza vou incluir na minha lista para este ano!


    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelly, inclu sim. É um livro lindo demais. Eu adoro a Kristin Hannah, já li O jardim de inverno e O lago místico dela.
      bjs

      Excluir
  3. Posso começar falando dessa capa maravilhosa? Gente que coisa mais linda. E fiquei super curiosa pra saber um pouco mais sobre essa história, acho que vou procurar em pdf pra ler, já que pra ter ele em físico fica complicado no momento, haha. Adorei.
    Beijos.

    www.spkyjmchrstms.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karen eu não sei se ainda está disponível, mas a autora lançou toda a trilogia no Whatpad antes de lanças os físicos. Vale a pena ir la conferir.

      Bjs

      Excluir
  4. Eu me apaixonei pela capa e pela sua resenha! Parece ser o tipo de livro que fisga e toca a gente, né? Vou adicionar na minha lista de leituras para esse 2018 que mal começou e já tá cheio de livros para ler rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha lista também não para de crescer!!!!! Esse fisga mesmo. Prepare-se para se emocionar.

      Excluir
  5. Eu estou totalmente apaixonada por essa capa desde a primeira vez que vi no instagram da editora! Ainda não tive oportunidade de ler mas estou louca louca por essa leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza de que não irá se arrepender!

      Excluir
  6. Não conhecia este livro, mas achei a capa bem bonita e sua resenha despertou minha curiosidade sobre a obra. Sorrisos quebrados é o tipo de livro que entraria pra minha lista de preciso ler.

    ResponderExcluir
  7. Acho que já vi esse livro em algum lugar mas a capa e o título não tinham chamado a minha atenção. Gostei de saber que se trata da vida de vários personagens diferentes. Eu não costumo ler livros nesse estilo mesmo que eu adore dramas o que me faz pensar que preciso tomar vergonha cara e sair da minha bolha onde só tem livro de fantasia haha
    O livro parece ser emocionante, me interessei bastante por ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a minha resenha te fez pensar em ler. Ele tem uma carga dramática alta, mas ao mesmo tempo é muito inspirador e tem boas doses de romance para relaxar. Vale muito a pena.

      Excluir
  8. Oi tudo bem? Acredita que esse livro está na minha wish list desde que lançou mas eu fico deixando ele para trás? Pois é! Agora fiquei louca para ler e tenho certeza que tenho que adquirir e ler o quanto antes, porque estou perdendo tempo! Parabéns pela resenha
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda. Isso, leia logo!! Você não se arrependerá! Bjs

      Excluir
  9. Não sou muito fã de livros de drama, apenas um bom romance que me prenda de capa a capa que costumo ler kkk sou meio exigente em ser romance, alguns poucos livros q leio são suspense, aventura e mistérios, mas nunca sem faltar um romance!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas esse tem boas doses de romance também, mas os passados dos personagens pesam e imprimem a carga dramática ao livro. Se puder ter acesso ao livro, dê uma oportunidade para "Sorrisos quebrados", é apaixonante.

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu acho capa desse livro linda, uma pena que a temática dele não casa com meu momento de vida, não estou em um bom periodo para ler dramas então certamente eu iria terminar menosprezando o livro e isso nao seria bom.
    Gostei da resenha, e quem sabe um dia faça a leitura desse livro.

    Abraços!
    Cantinho da Lua

    ResponderExcluir

Os comentários publicados não representam a opinião do site ou dos autores e são de total responsabilidade do usuário que os editou e submeteu à publicação.

 
Desenvolvido por Michelly Melo.

Personalizado por Eve Scintilla.