Amanhã, mais uma vez, terá início o Enem. Como antiga participante, conheço a agonia e a ansiedade que acompanham a véspera das provas. E imagino que esteja tudo mais intenso, diante dos problemas que o país está enfrentando. Mas esse não é um texto sobre política. Esse é um texto sobre vocês, participantes do Enem.
A preocupação lhes acompanhou o ano inteiro. Houve muita pressão. Ainda há. No entanto, quero que saibam que vocês são mais que isso. O desempenho nas provas não definirá o que são. Notas não são tudo. Provas não avaliam integralmente as habilidades de ninguém.
É importante uma boa nota, assim como é bom entrar na faculdade, mas apenas se for de sua vontade. Lembrem-se que existem coisas mais relevantes, como por exemplo, o psicológico. Todo esse processo é desgastante, então não se culpem, não se diminuam e não se cobrem tanto. Vocês são incrivelmente bons, cada um da sua maneira. Tenham calma e atenção. Vocês podem ficar orgulhosos apenas por tentarem. Por insistirem mesmo quando tantas pessoas duvidam.
Há vida além do Enem. Há muita coisa além disso, não se esqueçam. Por fim, tenham um bom fim de semana e boas provas!