-->

banner topo

[RESENHA] O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares

terça-feira, fevereiro 14, 2017 8 comentários

Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. 
  Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas. Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares vai deliciar adultos, adolescentes e qualquer um que goste de aventuras sombrias.

  O livro é narrado em primeira pessoa por Jacob: um menino de 16 anos que trabalha na Smart AID, um mercado da família. Seu pai sempre tentando escrever livros que nunca são terminados e sua mãe sempre procurando um motivo para comemorar e exibir qualquer aposento excessivamente mobiliado da casa.

   Com uma narrativa envolvente e divertida que levam o leitor a “devorar” suas páginas com afinco, Jacob acredita que as histórias que seu avô contava sobre o orfanato e as crianças não passavam da pura imaginação de um velho louco. As primeiras 100 páginas dão um ar de mistério, pois nelas Jacob tenta entender mais sobre o passado de seu avô.
Qual o motivo da ausência e da frieza de seu avô com seu pai Franklin, se com Jacob ele era um avô exemplar? E as cartas de mulher que ele guardava? Será que seu avô tinha uma amante?
   Após a morte de seu avô Abraham, mais conhecido como Abe, o psiquiatra apoia a ideia de que Jacob precisa conferir com seus próprios olhos para que cessem seus pesadelos. Jacob viu uma criatura na noite em que seu avô morreu, mas tudo o levara a crer que fora tudo fruto de sua imaginação. Será que foi mesmo? Por que seu amigo Ricky não havia visto nada? Será que foi apenas um estresse pós-traumático?

  Uma carta deixada pela Srta. Peregrine e as últimas palavras de seu avô o levarão a uma ilha no país de Gales, em busca do tal orfanato onde, depois de quase desistir encontra Crianças bizarras que podiam controlar fogo, levitar, ver o futuro, e até mesmo ser invisível.

  A capa nos remete a um livro de terror, porém ele se trata de uma ficção fantástica onde encontramos viagem no tempo e fotografias ilustrativas que nos permitem não apenas imaginar, mas visualizar partes da história como podem ver abaixo:




Quantas pessoas não gostariam de viver eternamente ainda que seja no passado e revivendo o mesmo dia apesar da mesmice? Mesmo que isso vire sua vida de ponta-cabeça é uma solução plausível para evitar o envelhecimento, então acho que seria um caso um tanto complexo para decidir.




O filme, cujo título ficou "O lar das crianças peculiares", chegou aos cinemas no dia 29 de setembro de 2016 e foi adaptado pela Fox e é dirigido por Tim Burton. Veja o trailer abaixo:


Esse é o primeiro livro da trilogia, ainda tem o "Cidade dos etéreos" e "Biblioteca de almas" que encerra a história.
“Em um minuto nossos rostos estariam no mesmo nível e eu teria de escolher entre beijá-la ou afastá-la, ofendendo-a seriamente neste último caso, algo que eu já havia feito uma vez.” Pág 219

INFORMAÇÕES DO LIVRO
  • Autor: Ransom Riggs
  • Editora: Leya
  • Gênero: Suspense/InfantoJuvenil
  • Páginas: 336
  • Ano de publicação:2015
  • No idioma: Português
  • ISBN: 9788544102848
  • Avaliação média: 4.2
  • Minha avaliação: 5/5
  • Data da resenha: 14/02/2017
  • No Skoob 
Resenha escrita pela colaboradora Vanessa Januth do canal Plataforma Literária.
 
Desenvolvido por Michelly Melo.

Personalizado por Eve Scintilla.