-->

banner topo

[RESENHA] JANTAR SECRETO

segunda-feira, janeiro 15, 2018
     Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido.
     Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. No cardápio: carne humana.
     A partir daí, eles se envolvem numa espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos, grã-finos excêntricos e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.     

     Quatro amigos de se mudam de Pingo d'água, uma cidadezinha no Paraná, para estudar no RJ. Dante (administração), Hugo (gastronomia), Miguel (medicina) e Leitão (ciência da computação). Após todos menos Leitão se formarem, se vêem não da forma como imaginaram que seria, mas estagnados em suas carreiras. Dante trabalha numa livraria e Leitão só vive comendo e jogando video game (embuste). Então no seu aniversário os amigos decidem dar de presente uma noite especial pro seu amigo gordo. Difícil foi conseguir alguém que quisesse um cara de 170kg. Apesar de tudo ele tem uma triste história.
Mas é claro que tinha que dar merda, ne?
Leitão, em vez de depositar o dinheiro do aluguel, estava há seis meses gastando o dinheiro com a bela Cora, então se eles não pagarem cerca de 25 mil em duas semanas serão despejados. Então surge a terrível ideia: fazer um jantar. No começo um jantar comum cobrando R$500 por pessoa, mas o embuste, faz o que? Posta que servirão carne humana (carne de gaivota) e cobra R$3000 por pessoa. Os problemas estariam resolvidos em um único jantar, não é mesmo?
Mas como eles conseguiriam um corpo?
     Gostei do livro ser narrado em primeira pessoa por um personagem homossexual e algumas partes pelas cartas que Leitão enviava para sua mãe.
O livro me causou náuseas e vontade de nunca mais comer carne na vida.
E você? Comeria carne humana?
     O livro se passa quase todo em 2015/2016 e só fiquei um pouco desapontada por ter previsto o final. Não adiantava negar, não adiantava tentar limpar. A sujeira vinha de dentro.
Rico ou pobre, negro ou branco, velho ou novo, não interessa. Somos todos iguais em escrotidão.
Quando tudo ao seu redor começa a ruir, você precisa se manter inabalável, como um farol indicando o caminho adiante no meio da escuridão.
     A ideia de fundo do poço é um tanto consoladora. Quando você acha que chegou lá, só pode subir. Acontece que o fundo não existe, sempre pode ser pior.

INFORMAÇÕES DO LIVRO
Título: Jantar Secreto
Autor: Raphael Montes
Ano de publicação: 2016
Páginas: 360
Editora: Companhia das Letras
No idioma: Português
Gênero: Terror
ISBN: 9788535928358
Avaliação média: 4.4
Minha Avaliação: 4/5
Data da Resenha: 15/01/2018
Crítico: Vanessa Januth

1 Comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do site ou dos autores e são de total responsabilidade do usuário que os editou e submeteu à publicação.

 
Desenvolvido por Michelly Melo.

Personalizado por Eve Scintilla.